
O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborado mensalmente pela Fecomércio BA e pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou, em fevereiro, a sexta alta consecutiva, atingindo 113,4 pontos – um aumento de 0,8% em relação a janeiro. No entanto, em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um ligeiro recuo de 0,8%.
O presidente do Sistema Comércio BA, Kelsor Fernandes, destacou que, entre os sete quesitos avaliados pela pesquisa, os índices mais elevados estão relacionados ao Emprego, Emprego Atual e Perspectiva Profissional. O item Emprego atingiu 133,4 pontos em fevereiro, com alta mensal de 1,1%, enquanto o Emprego Atual avançou 0,3%, chegando a 132,8 pontos.
“A taxa de desemprego em Salvador está no seu menor nível em mais de 10 anos, o que tem gerado elevado otimismo nas famílias em relação à situação atual de emprego”, explicou Fernandes.
Outro destaque da pesquisa foi o aumento de 2,6% no item Acesso ao Crédito, que passou de 99,5 pontos em janeiro para 102,1 pontos em fevereiro. Apesar das taxas de juros elevadas, o emprego tem garantido condições para que as famílias mantenham acesso ao crédito.
A tendência é que haja um aumento nos gastos, tanto no curto prazo quanto nos próximos meses. O item Nível de Consumo Atual subiu 1,8%, atingindo 101,5 pontos, e o item Perspectiva de Consumo apresentou leve alta de 0,8%, alcançando 119,4 pontos.
No entanto, o consultor econômico da Fecomércio BA, Guilherme Dietze, alerta para uma análise cautelosa: “O aumento do consumo não necessariamente significa novos gastos. Com a inflação de alimentos impactando o bolso, com um aumento superior a 6% nos últimos 12 meses na Região Metropolitana de Salvador (RMS), é possível que muitas famílias tenham respondido que o nível de consumo está maior, mas apenas para comprar os mesmos produtos de meses atrás – ou seja, uma resposta, de certa forma, mais negativa”.
O item Renda Atual registrou uma variação de -0,7%, voltando para 128,4 pontos, um patamar ainda elevado. “Embora a renda disponível das famílias esteja em nível recorde, é natural que o otimismo diminua à medida que o consumidor vai ao supermercado e observa o aumento de preços de itens essenciais, como carne, leite e café”, afirmou Dietze.
Já o item Momento para Duráveis recuou 0,4% em relação a janeiro, ficando em 76,3 pontos. Esse recuo já era esperado, considerando as altas expressivas nos últimos meses, decorrentes das promoções e liquidações de Black Friday, Natal e início de ano.
O ICF apresentou alta para ambas as faixas de renda analisadas pela Fecomércio BA: 0,6% para as famílias com renda inferior a 10 salários-mínimos, alcançando 110,6 pontos, e 2,2% para o grupo com renda superior a esse valor, chegando a 143 pontos – um patamar muito superior ao registrado no ano passado, de 123 pontos.
Foto: Agência Brasil