
Local de onde Daniela caiu
Daniela Serrate sofreu uma grave lesão na medula e fraturou oito costelas após cair de uma altura de quatro metros na casa que alugou pelo Airbnb em Itacaré, na Bahia. Daniela estava encostada no guarda corpo do deck da piscina, quando a madeira se soltou.
A turista caiu de aproximadamente 4 metros de altura , e teve lesão na medula e fratura em 8 costelas
Em nota, a Airbnb diz que “continua a investigar o caso e está em contato com o hóspede sobre o incidente”.
A advogada Katiane Valin, especialista em processo civil, diz que tanto o Airbnb quanto o proprietário podem ser responsabilizados
“Seria uma ação judicial que visaria responsabilizar este proprietário e o intermediador, que é a plataforma Airbnb, pela ausência da fiscalização daquele imóvel e das condições daquele imóvel para que fossem colocados como um serviço a ser prestado na plataforma”, diz Drª Katiane.
De acordo com Sandro Batista, advogado especialista em direito do consumidor, “o Código de Defesa do Consumidor estabelece que todos os fornecedores de produtos ou serviços são solidariamente responsáveis quanto aos prejuízos ocasionados ao consumidor.”
“Quer dizer que, se o consumidor adquire um produto ou um serviço e ele sofre algum tipo de prejuízo, ele pode acionar um ou todos os fornecedores daquela cadeia de fornecimento e eles serão igualmente responsáveis por todos os prejuízos ocasionados com o consumidor”, explica o especialista.
em depoimento Daniela explicou como ocorreu o acidente.
“Eu virei e falando no telefone com meu marido, eu só me encostei assim um pouquinho naquele ‘guard rail’ de madeira. O que eu me lembro, eu só ouvi um barulho, eu ouvi um barulho bem forte. Eu não me lembro de cair, mas eu me lembro desse barulho e depois disso eu apaguei”, conta Daniela.
A prima de Daniela, Rachel Serrate, que é enfermeira, ajudou nos primeiros socorros. Ela conta que a cena foi “muito horrível” e que Daniela ficou inconsciente.
“Eu peguei a cabeça dela assim, falei: Dani, tá tudo bem? Ela respondeu depois de um tempo. Como ela estava entre a grade e a grama, meio prensada, a gente arrancou a cerca, rotacionou ela em bloco, deitou ela mais retinha e esperou socorro. […] Foi muito grave a chance dela ficar com paraplegia, então, a gente não tinha chão nesse momento”, diz Rachel.
Paraplegia: condição em que uma pessoa fica paralisada da cintura para baixo. Geralmente resulta de uma lesão ou dano à medula espinhal, afetando os nervos que controlam o movimento e a sensação na metade inferior do corpo.
- Daniela foi levada para o hospital de Itacaré e depois para um hospital em Ilheus, onde fez os exames que contataram grave lesão na medula e fratura de oito costelas.
- A família contratou uma UTI aérea, que transportou Daniela para um hospital particular em Brasília.
- Ela passou por uma cirurgia e ficou 12 dias internada na UTI.
- Na última semana, Daniela recebeu alta pra continuar o tratamento em casa.
A fisioterapeuta Tereza Rachel fala que Daniela está realizando um tratamento com um eletroestimulador transcutâneo, que são estímulos elétricos para que ela se contraia e ganhe força muscular.