
No próximo domingo (27) as 9h Salvador irá sediar a Copa Nordeste de bicicross, abrindo o calendário BMX 2025 na capital baiana. Campeão baiano em 2020 e 2022, e vice em 2021, Rafael Borges competindo na categoria Boys 14 é uma das esperanças do BMX baiano para a conquista do Nordestão.
O torneio marcará a reinauguração da pista Tertuliano Torres na orla de Patamares, e vale pontuação para o Ranking nacional CBC C3.
Praticante de BMX há 7 anos e competidor há cinco, Rafael Borges conquistou uma coleção de troféus no esporte, porém nem tudo são flores dentro do BMX, ele obteve também algumas lesões, as mais graves foram duas fraturas no punho, que lhe tiraram a possibilidade de disputar o titulo baiano de 2024 em virtude de quase 90 dias fora dos treinos, o que lhe fez perder performance.
Rafael deu entrevista ao Sotero Baiano

SB – Qual a sensação de competir e o que você sente quando sobe no pódio?
Rafael – Subir no pódio para mim é uma sensação incrível e única! Uma sensação de dever cumprido onde todos os treinamentos valeram a pena, e essa sensação me faz treinar cada vez mais para sentir-la novamente.
SB – Quem são os seus ídolos no esporte? até onde você quer chegar dentro do Bicicross?
Rafael – Tenho vários mas com certeza os principais são a Paola que é uma atleta olímpica e o Jaldo que é um atleta campeão mundial, atletas baianos! Outro atleta que eu me inspiro muito é o Renato Rezende multi campeão.
SB – Já participou de algum campeonato brasileiro ?
Rafael – Já participei de 2 campeonatos brasileiros que aconteceram em Paulínia- sp e em Indaiatuba SP , que ocorreram nos anos de 2021 e 2023, também na Copa Brasil que ocorrem várias etapas pelo país e eu fui em algumas delas que foram em Recife PE, e em Brasília- DF
SB – Qual a expectativa para o campeonato do nordeste nesse domingo ?
Rafael – Expectativa bem grande grande para esse domingo, venho treinando muito forte para chegar bem na corrida e dar o meu melhor!

SB – Você tem algum sonho nesse esporte?
Rafael – Tenho um sonho muito grande no esporte, que ainda pode estar muito longe mas que vou realizar, que é ser um finalista olímpico.
SB – Você mudou de categoria, acha que será mais difícil conseguir ser campeão ou continua no mesmo nível ?
Rafael – Ser campeão nunca foi fácil, independente da categoria! É necessário um esforço muito grande, mas confesso que agora o nível subiu e vai ser mais disputado!
SB – Quem são os seus principais adversários ?
Meus principais adversários são Miguel Barreto de Salvador-BA, Wesley Riquelme de Recife- PE e o Vitor Gabriel de Santa Cruz do Capibaribe- PE
Parabéns, Rafael Borges! Campeão nos pódios e na vida!!! Ele arrasa sempre!
Parabéns pelo excelente desempenho, Rafael! Seu esforço e dedicação são admiráveis. Continue brilhando!
Rafael é bem competitivo, esforçado, e faz tudo por esse esporte.Se esforça muito,excelente garoto,bem educado e responsável.
Parabéns, Rafael!! Continue no caminho fazendo o que te realiza.
Deu continue iluminando sua mente e seu coração para você continuar construindo sua vida pautada na luta, na garra, na perseverança. Brilha muito, menino!!!!!!!
Rafael é muito bom ele é D+