
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
O interventor da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Fernando Sarney, anunciou nesta sexta-feira (16) a realização de eleições para escolha do novo presidente da entidade. O pleito foi agendado para o próximo dia 25 de maio e visa definir o sucessor de Ednaldo Rodrigues, afastado do cargo por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
Além da presidência, o processo eleitoral contemplará a escolha de oito vice-presidentes e de seis integrantes do Conselho Fiscal — sendo três titulares e três suplentes.
O edital com as normas e diretrizes do pleito será publicado neste sábado (17). As chapas interessadas em concorrer terão o prazo de domingo (18) até a próxima terça-feira (20) para efetuarem o registro de suas candidaturas.
Na quinta-feira (15), um dia antes do anúncio oficial, 19 federações estaduais divulgaram um manifesto público exigindo reformas estruturais profundas na gestão da CBF, em resposta ao afastamento de Rodrigues e ao contexto de instabilidade vivido pela entidade.