
Em 1995, a emissora britânica BBC reuniu pensadores e cientistas de todo o mundo no programa Tomorrow’s World, para falar sobre os avanços da ciência e da tecnologia, dando margem para que previsões fossem feitas para 30 anos, que seria 2025. Entre os principais nomes estava Stephen Hawking, físico teórico britânico reconhecido por suas contribuições para a ciência e por sua capacidade de popularizar conceitos complexos da física.
Na época, Hawking e outros especialistas alertaram sobre vários assuntos, entre eles, sobre a exploração espacial. Segundo o físico, teríamos tecnologia para a mineração de asteroides, com empresas privadas explorando asteroides próximos à Terra em busca de metais preciosos. Em contrapartida, reforçou que o lixo espacial se tornaria um problema sério, e seriam desenvolvidas soluções para lidar com ele, como um gel de espuma para reduzir a velocidade dos fragmentos de lixo
Outras previsões feitas por Stephen Hawking para 2025
Entre as previsões, Hawking acertou ao dizer que a internet se tornaria uma ferramenta onipresente, transformando a forma como as pessoas se comunicam e acessam informações. Assim como sobre a robótica, que estaria avançando e desempenhando um papel cada vez maior em diversas áreas da vida cotidiana. Apesar de não ser igual em alguns filmes de ficção científica, é possível ver no mercado os robôs conquistando espaço, principalmente no Japão, um dos países pioneiros com essa tecnologia.
O físico também previu que assistentes virtuais e chips estariam mais presentes em nosso dia a dia, além da engenheira ter sido um dos principais destaques da década em 2025, estando em constante evolução.