
Era Taça Libertadores da América, onde jogavam apenas os campeões e vice de cada pais, estádios antigos, com gramado alto, muita catimba e deslealdade. Assim era a Libertadores quando o Esquadrão jogou pela ultima vez no longínquo ano de 1989.
De la para cá muita coisa mudou, o futebol ficou mais profissional, os estádios brasileiros se modernizaram, existe o advento do árbitro de vídeo (VAR) para sanar possíveis duvidas ou omissões e principalmente combater a violência no futebol.
Nesse sentido, a Copa Libertadores da América ficou mais robusta, ganhou a participação de mais clubes e passou a ter uma importância relevante diante do glamour e premiações de acordo com o seguimento das fases .
Porém uma coisa permanece inalterável, a paixão e vibração da enorme torcida tricolor, que como de costume lotou as arquibancadas da Fonte Nova e antecipou o carnaval de 2025 em Salvador.
Na terra do axé, a musica “we are the world” ganhou uma versão em 1985, mas a nova versão criada pela torcida Bamor em 2024 embalou a atmosfera vencedora da fonte nova na grande festa da noite de ontem.

Presente nas arquibancadas o torcedor Fábio Lima, 42 anos, fisioterapeuta alagoano que se apaixonou pelo Bahia logo após fixar residência na capital baiana há 15 anos, ele estava completamente eufórico após a brilhante exibição do esquadrão.
“é a primeira vez que me sinto parte de um jogo de libertadores, ao vivo dentro do estádio, na cidade que escolhi viver e o clube que me despertou paixão” Fabio Lima
Tranquilo nas palavras mas não menos emocionado, o administrador de empresas Dilson Almeida tinha uma expectativa muito positiva, porém esperando um jogo duro , de retranca por parte dos bolivianos. A
Classificação chegou com imponência e vigor técnico, dentro de casa o Bahia literalmente passou por cima do the strongest, mostrando à América que na fonte nova “o mais forte” é o tricolor de aço.
“Hoje pela manhã, acendeu o orgulho e a alegria de ser tricolor como milhões na Bahia e no Brasil, a roupa a me representar hoje foi o manto sagrado do Esquadrão de aço , como os denominamos há anos e realmente foi assim, As 6:30 já estava em casa com a camisa oficial do Bahia , até para reuniões, atender cliente assim foi minha manhã e meu dia .” Dilson Almeida
Nos próximos dias a Conmebol divulgará as datas e horários das partidas da terceira fase da Libertadores, mas o tricolor já sabe que, independente do adversário, atuará fora de casa na primeira partida.
A data base estipulada pela entidade sul-americana é a semana do dia 5 de março, com o jogo podendo ser agendado para terça-feira, quarta-feira ou quinta-feira. A volta será na Fonte Nova.
O Bahia precisa passar por um novo mata-mata para chegar aos grupos da Libertadores. Nesse momento, o Esquadrão já tem assegurado, pelo menos, um lugar na fase de grupos da Copa Sul-Americana, já que as equipes que forem eliminadas na 3ª fase disputarão o torneio.