
Uma das possibilidades de usar o PIX com mais segurança é escolher uma chave aleatória – uma sequência de letras e números gerada aleatoriamente no aplicativo do banco.
Clientes dos principais bancos do país relataram nesta segunda-feira (24) instabilidade no PIX. O Banco Central informou que problemas técnicos afetaram o sistema de pagamento instantâneo, mas não deu mais detalhes do que ocorreu. Ainda segundo o BC, o problema foi resolvido pela manhã.
Em 2024, o Banco Central do Brasil identificou um aumento de vazamentos de dados de chaves PIX.
A empresária Eliane Ferreira Santa Clara não abre mão do PIX para facilitar a vida.
São quase 170 milhões de usuários cadastrados no país – entre pessoas e empresas. Quando o PIX foi criado, em 2020, foram mais de 176 milhões de transações. Número que passou para 41 bilhões em 2023.
O PIX é fácil de usar e prático, mas é preciso tomar alguns cuidados. De janeiro a setembro de 2024, o Banco Central do Brasil registrou o vazamento de quase 126 mil dados pessoais vinculados a chaves PIX, um aumento de 44% em relação a todo o ano de 2023.
O presidente do Instituto Nacional de Proteção de Dados explica que a maioria dos vazamentos acontece na conexão das instituições financeiras e meios de pagamentos com o Banco Central.
“Salão de beleza… Agora mesmo vim do mercado de coisas para casa, usei também. Uso todo dia”, conta.